Questões contemporâneas da família, com o olhar da psicologia e da espiritualidade cristã

questoes_familia

Introdução

No presente contexto sociocultural e espiritual altamente mutante, com violências diversas, muitas famílias se encontram perplexas, confusas, paralisadas ou mesmo em decomposição. Mais do que se ater ao olhar crítico, torna-se imperativo clarificar os potenciais de saúde do grupo familiar, olhar com esperança e desenvolver atitudes bem instruídas capazes de promover sentido e saúde nos relacionamentos. Mais do que o funcionamento, buscar a imersão no mistério de ser família, conscientes dos processos de filiação e patermaternidade. E dos desafios das diferentes etapas do ciclo vital da gestação à pós-morte.

Objetivo

Num grupo acolhedor, de dinâmica participativa, possibilitar reflexões e trocas relativas à vida em família, potencializando um senso crítico e de justiça, promovendo a saúde relacional e uma cultura de paz. Oferecer subsídios da psicologia do desenvolvimento e da família; Incentivar atitudes e comportamentos proativos, afetivos e dialogais no casal e entre gerações e agregados; animar o aprendizado da escuta da Palavra de Deus para as situações cotidianas (C. J. Hernández, Tournier, k.Wondracek).

Funcionamento

Oferecemos vários temas para escolha. Cada um deles é articulado com subsídios teóricos e de trocas entre os participantes. Os ministrantes articulam os temas integrando o saber psicológico e de outras ciências com a sabedoria da tradição espiritual bíblica.

Famílias: Um projeto consciente? — As muitas constelações familiares atuais na psicologia laica e na antropologia bíblica. Resiliência emocional e espiritual. Desejos, impasses e demandas: crise e crescimento. Pessoas dependentes de cuidados de longo termo. Enfrentar os impactos desorganizadores. Suporte emocional, social e espiritual para familiares de pacientes com alta dependência em hospitais e residências e mães de UTI.
Falar de sexo com os filhos: sentido do amor e da sexualidade numa cultura da diversidade.  Marcos bíblicos, ética pública, sistema educacional laico, corrupção midiática. Autoproteção contra abusos. Maturidade psíquica e espiritual para a sexualidade.

Rituais construtores de sentido para a família — As etapas da vida. O tempo social e doméstico. O sagrado no cotidiano. Valores de escolha. Família como espaço cultural e contracultural.

Patermaternidade: sacrodinâmica e psicodinâmica — Estudo da família José-Maria-Jesus e irmãs e irmãos. O que esta família singular nos ensina sobre constituição familiar, maturação psicológica e identidade pessoal. Filiação e parentalidade.

Morte na família: tarefas prévias e póstumas, pois todos devem partir — Sentidos e assimilação espiritual e emocional da morte e construção de vida. Enfrentar o tabu e a desinformação e ganhar qualidade de vida. A orfandade e pais substitutos. Elaboração do Luto.

Tirania dos filhos ou falência parental? — Pré-adolescentes: a descoberta do fogo. Sexualidade, independência/dependência e finanças. Capacitando pais a sobreviverem e curtirem a metamorfose familiar. Alianças externas e internas. Dinâmica familiar e desenvolvimento emocional.

Filhos adultos em casa: complicações, rivalidades, alianças — Quando o deixar pai e mãe encontra-se num impasse. O que não sai; o que volta pós-separação.

Pra quem?

O seminário é voltado para pais e mães.

Informações Práticas

Mande um email para ageuhl@gmail.com ou ligue para (19) 98115 3780 (Tim) ou (11) 5579.5475 e se informe sobre onde acontece o seminário ou sobre como levá-lo para a sua cidade.

Sobre os custos, o EIRENE tem por princípio cobrar os gastos com passagens, hospedagem e os honorários do preletor.

Coordenador

Coordenação Ageu Heringer Lisboa

Esta entrada foi publicada em Questões contemporâneas da família, Seminários. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.