Programa de Enriquecimento Matrimonial

pem_PEM

Introdução

O Programa de Enriquecimento Matrimonial – PEM começou a ser elaborado no ano de 1976 na Argentina, numa produção conjunta de um pastor e um psicólogo cristão, que visavam atender as demandas das famílias cristãs para que as mesmas se tornassem famílias sólidas para o crescimento da igreja e desenvolvimento do Reino de Deus. Nestes mais de 27 anos que se seguiram, o Programa foi sendo aperfeiçoado e adaptado às necessidades de cada país latino-americano.

Objetivo

Crescimento para casais, fortalecimento e testemunho vivencial do Reino de Deus.

Funcionamento

O programa todo consta de três encontros, cujo intervalo ideal entre um encontro e outro é de um ano. Os encontros NÃO são obrigatoriamente sequenciais, ou seja, como possuem enfoques diferentes, um casal que não tenha participado do primeiro encontro PODE participar do segundo ou do terceiro. A sequência oferecida entra novamente no plano do ideal. Os encontros podem ser desenvolvidos de três formas diferentes, a saber: I. Em forma de retiros de casais, num final de semana, iniciando-se na sexta-feira à noite e terminando no domingo com o almoço (ou à tarde se desejarem incluir um espaço maior para lazer na tarde do sábado). Esta é a forma ideal de trabalho e especialmente se o local reservado para o retiro oferecer um quarto por casal participante. II. Em forma de encontros de final de semana, sem o esquema de retiro (ou seja, os casais não dormem no local do encontro), necessitando-se neste caso um local que possua um salão para as conferências e um espaço amplo para os exercícios privativos do casal. III. Em forma de encontros durante as noites da semana, o que exigiria a disponibilidade de cinco noites consecutivas. Neste caso é necessário o salão para conferências e salas para os exercícios individuais. Em nossa experiência particular, como citamos, o primeiro modelo é o ideal, pois evita a quebra de uma sequência. O fato de o casal retornar para casa faz com que muitas vezes ele se desligue do trabalho que está desenvolvendo para atender as necessidades do lar. São tratados três temas em cada encontro e cada tema destes exige mais ou menos 03 horas de trabalho. Inicia-se com uma parte de cânticos (o grupo deve providenciar alguém que dirija esta parte) de uns 15 minutos. Segue-se a exposição do tema e depois são distribuídos exercícios aos participantes para preenchimento individual. A seguir se faz uma pausa e então há uma atividade para o casal desenvolver junto, preferencialmente em um local privado. Finaliza-se com a formação de pequenos grupos de discussão. Não é necessário fazer os quatro encontros, e também é possível escolher a ordem desses.

Temas

PEM I A comunicação funcional do casal O casal e as relações sexuais A distribuição dos papéis no casamento PEM II O uso criativo do conflito A administração dos bens O desenvolvimento da intimidade do casal PEM III A administração do tempo A construção da auto-estima do conjuge Etapas e crises na relação conjugal PEM IV O casal sem filhos O casal com filhos pequenos O casal com filhos adolescentes O ninho vazio

Pra quem?

Para igrejas que queiram enriquecer o matrimônio de seus membros.


[O] PEM é um curso que leva os casais, não apenas há uma reflexão sobre os seus relacionamentos, mas principalmente a avaliaram-se individualmente em suas emoções e seus comportamentos no objetivo de corrigir erros,  o que os levam a um crescimento saudável e sincero de suas relações.

Mario e Liliam são os coordenadores da Área de Casais de I Igreja Presbiteriana Independente de Londrina. Você pode ler o testemunho completo aqui.


 

Informações Práticas

Mande um email e se informe sobre onde acontece o seminário ou sobre como levá-lo para a sua cidade. Caso sua igreja tenha interesse em realizar um seminário do Programa de Enriquecimento Matrimonial (PEM), escreva para catito@eirene.com.br enviando as datas desejadas e o local do encontro. EIRENE providenciará todos os detalhes para realizar o PEM em sua igreja. Sobre os custos, o EIRENE tem por princípio cobrar os gastos com passagens, hospedagem e os honorários do preletor e impressão das apostilas.

Coordenador

Carlos “Catito” Grzybowski

Esta entrada foi publicada em Programa de Enriquecimento Matrimonial, Seminários. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.