Programa de acompanhamento pastoral em crises

Prog Acomp Pastoral

Introdução

Em todas as partes do mundo os seres humanos se debatem com situações adversas, mudanças súbitas, perdas significativas, que colocam à prova nosso equilíbrio emocional, nossa saúde e nossa maneira de nos relacionarmos. Diversos tipos de crises afetam a vida de pessoas, famílias, comunidades e povos inteiros. Em alguns lugares a causa está nos desastres naturais; em outros são as guerras; outros ainda, as condições políticas e sociais; e por fim em outros, a mera convivência humana ou o desenvolvimento natural da família.

Objetivo

O Programa de Acompanhamento Pastoral em Crises (PAPEC) é um seminário especialmente elaborado para trabalhar com estas situações.

O tema da crise na família é abordado de uma perspectiva que enfatize a saúde antes da enfermidade, que coloque atenção nos recursos antes das carências, que capacite aos afetados a serem os protagonistas de seu próprio desenvolvimento e recuperação.

Funcionamento

O trabalho é desenvolvido de uma forma dinâmico/vivencial na qual todos os participantes são envolvidos ativamente no processo. Uma apostila com todo o conteúdo teórico faz parte do material de treinamento dos alunos na qual eles poderão:

  • Definir conceitualmente uma crise;
  • Conhecer o processo de desenvolvimento da crise;
  • Os distintos tipos de crise;
  • Os modelos de intervenção;
  • Os passos na ajuda pastoral.

Pra quem?

Pessoas interessadas no acompanhamento pastoral de pessoas que sofreram perdas e que podem dispor de um final de semana em sua igreja ou instituição.

Informações Práticas

Mande um e-mail para eirene@eirene.com.br e se informe sobre onde acontece o seminário ou sobre como levá-lo para a sua cidade.

Estima-se o melhor aproveitamento do seminário em grupos compostos de, no mínimo 12 e no máximo 60 pessoas.

O seminário tem duração de aproximadamente 12 horas.

Sobre os custos, o EIRENE tem por princípio cobrar os gastos com passagens, hospedagem e os honorários do preletor e impressão das apostilas.

Esta entrada foi publicada em Programa de acompanha-mento pastoral em crises, Seminários. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.