Intervenção Psicossocial em Desastres e Emergências

Interv_psico

Introdução

Centenas de profissionais e estudantes de educação, psicologia, serviço social e outras ocupações foram capacitados e serviram às populações no contexto das emergências no Vale do Itajaí, SC (2008), das enchentes do norte e nordeste (2009), no Piaui e Alagoas (2010) e na região serrana do RJ (2011). Em outubro 2013 realizou-se o Curso para Facilitadores de Ajuda Emocional em Emergências e Desastres na Universidade Católica de Santos, promovido pelo Departamento de Psicologia Social que acolheu a iniciativa de Sara Cianelli, estudante de psicologia que atendeu pessoas quando do desmoronamento de casas nos morros de Cubatão, SP.

Objetivo

Integrantes de Eirene atuam em conjunto nos esforços das Defesas Civis e tem propostas para a formação de Facilitadores que possam constituir um contingente de reserva humana predisposta e bem preparada para intervenção em futuras emergências.

Pra quem?

Agentes da Defesa Civil, profissionais e estudantes de psicologia, educação, serviço social e outras ocupações.

Informações Práticas

Mande um email para acolher@terra.com.br e se informe sobre onde acontece o seminário ou sobre como levá-lo para a sua cidade.

Esta formação pode se dar através de parcerias com ONGs sociais, universidades e Defesas Civis em distintas regiões do país.

Sobre os custos, o EIRENE tem por princípio cobrar os gastos com passagens, hospedagem e os honorários do preletor.

Coordenadora

Ingrid Bayer Costa

Esta entrada foi publicada em Intervenção Psicossial em Desastres e Emergências, Seminários. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.