História

EIRENE Internacional

Em 1975 a FTL – Fraternidade Teológica Latino Americana realizou uma consulta sobre a questão da família na cidade de Quito, no Equador.

A esta consulta concorreram entidades de todo o continente que trabalhavam com a família e se percebeu a necessidade urgente de um melhor preparo para os líderes. Surgia assim a idéia de EIRENE.

Neste encontro o Brasil esteve representado através do psicólogo cristão Ageu Lisboa, idealizador e ex – presidente do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos.

Tomando a frente dos trabalhos o pastor e psicólogo Jorge Maldonado, recolheu as sugestões e também o que havia de melhor em cada um destes trabalhos e iniciou a árdua tarefa de organizar um programa de treinamento.

Escolheu o nome de EIRENE, palavra grega que significa paz, harmonia, bem-estar para designar este trabalho, porque julgava que esta era a finalidade à qual devia dirigir tal tratamento: levar as famílias à harmonia.

Este programa começou então a ser testado e mostrou-se muito eficaz, sendo ampliado e corrigido a partir da contribuição de vários pastores e profissionais cristãos ligados a esta área.

Em 1982 organizou-se a primeira conferência internacional promovida por EIRENE e consolidou-se o que hoje se conhece por PROGRAMA DE TREINAMENTO DE ASSESSORES FAMILIARES e a entidade EIRENE passou a ter o caráter de faculdade de assessoramento familiar.

Desde então tem firmado muitos convênios com seminários e instituições de ensino respeitáveis por toda a América Latina e America do Norte.

Hoje EIRENE é reconhecida internacionalmente, não só nos meios cristãos mas também nos meios acadêmicos, por sua qualidade de ensino e pelo que tem feito em prol da família em nosso continente.

Carlos Catito

EIRENE do Brasil

Muito embora o Brasil tenha se feito representar no encontro da Fraternidade Teológica Latino Americana no qual se estabeleceu EIRENE, a entidade se firmou como personalidade jurídica no Brasil somente em 1988, sendo sua primeira sede na cidade de Brasília/DF, sob a coordenação da psicóloga Esly Regina de Carvalho.

Com a saída de Esly para uma atividade missionária no exterior, EIRENE mudou-se para Curitiba e permanece nesta cidade desde então, sob a coordenação do psicólogo Carlos “Catito” Grzybowski.

Nestes mais de 20 anos de existência EIRENE do Brasil já formou inúmeros alunos através de seus cursos. Estabeleceu convênios com seminários renomados no Brasil (Seminário Presbiteriano Sul; Escola Superior de Teologia – ESTE) e outras instituições de formação cristãs (CEM – Centro Evangélico de Missões; Centro Gênesis de Aconselhamento; Instituto Phileo de Psicologia; Transformar Psicólogos Integrados; Casa Familiar) e faculdades (FLT, SPEI) para a realização de seus Programas de Treinamento (Assessores e Terapeutas Familiares), realizou congressos internacionais, palestras, seminários, eventos, etc…

Também EIRENE tem marcado presença no meio profissional, tendo seus principais representantes filiados à ABRATEF – Associação Brasileira de Terapia Familiar (nas suas diversas regionais) e participando dos congressos de formadores promovidos pela mesma, além de contribuições científicas nos congressos nacionais e internacionais promovidos pela ABRATEF e suas regionais.

Cremos que EIRENE, tem cumprido com seu chamado de estar a serviço da família na América Latina.

Esta entrada foi publicada em História, Institucional. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.