Cuidando de Quem Cuida

sem_cuidando

Introdução

O cuidado é uma atitude que comporta atenção e dedicação ao outro. A pessoa que cuida está atenta às necessidades dos outros, faz-se próxima, sente o impacto do sofrimento alheio.

Tendo em vista este horizonte, este seminário objetiva que o profissional das relações de ajuda possa refletir sobre sua atuação como cuidador, partindo dos pressupostos da ética do cuidado e perceber sua pessoa e reações nesta interação.

Objetivo

O seminário visa trabalhar a questão do cuidado (a partir de um enfoque integral, não fragmentado), que os cuidadores podem e devem dispensar a si mesmos. Como cuidadores definem-se os profissionais das relações de ajuda, nas áreas da saude corporal, emocional, social, espiritual, educacional, jurídica, etc. que se ocupam dos sofrimentos e dificuldades alheios. As demandas provocam o desgaste do cuidador, que por sua vez também precisa cuidar-se e receber cuidados.

Funcionamento

O seminário abarca a fundamentação teórica e vivencial, através de exercícios, reflexão pessoal e contribuição do grupo. Temas como o esgotamento (burnout) e estresse, fadiga por compaixão, solidão, relações afetivas, doenças psicossomáticas, sinais de alerta, necessidade de descanso e espiritualidade saudável compõem o cenário desta proposta de saúde integral aos que cuidam.

Pra quem?

Pessoas que atuam nas chamadas profissões das relações de ajuda: área médica, educação, religiosos, saúde emocional, enfim, pessoas que trabalham e cuidam de pessoas .

Informações Práticas

O seminário se desenvolve num final de semana ou no mínimo dois dias.

Os horários são combinados com a coordenação.

O local, refeições, cafezinho etc. são responsabilidade dos organizadores, e deverão atender à pré-requisitos acertados com a coordenadora.

O grupo ou instituição contratante assumirá os gastos com passagens, hospedagem, material didático e os honorários da preletora.

Coordenadora

Roseli M. Kühnrich de Oliveira: renovatium@gmail.com

(51) 33452990 / (51) 98068720

Esta entrada foi publicada em Cuidando de Quem Cuida, Seminários. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.